domingo, 4 de novembro de 2012

AUTONOMIA & IDENTIDADE






“Saber o que é estável e o que é circunstancial em sua pessoa, conhecer suas características e potencialidades e reconhecer seus limites é central para o desenvolvimento da identidade e para conquista da autonomia.


A capacidade das crianças de teremconfiança em si próprias e o fato de sentirem-se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social.
A possibilidade de desde muito cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da auto-estima, essencial para que as crianças se sintam confiantes e felizes.

O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização.



Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas
sejam valorizadas e aproveitadas para o
enriquecimento de si próprias." (RCN,1998, p. 11)








A Autonomia


"A autonomia, definida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras,valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro.


"Do ponto de vista do juízo moral, nessa faixa etária, a criança encontra-se numa fase denominada heteronomia, em que dá legitimidade a regras e valores porque provém de fora,
em geral de um adulto a quem ela atribui força e prestígio.

Na moral autônoma, ao contrário, a maturidade da criança lhe permite compreender que as regras são passíveis de discussão e reformulação, desde que haja acordo entre os elementos do grupo" (RCN,1988 p.14)


"Com efeito, fala-se em autonomia em relação ao fazer: dir-se-á de uma ccriança que amarra sozinha os sapatos que é autônoma para essa ação." (TAILLE, 2007 p.26)


Identidade

"A identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal.
Sua construção é gradativa e se dá por meio das interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição." (RCN,1998 p.13)

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